.SAGRADO.
O conceito sagrado na vida humana é uma questão complexa e multifacetada, pois varia de acordo com a cultura, a religião, a filosofia e as crenças individuais. Geralmente se refere a algo considerado divino, intocável, digno de reverência ou respeito profundo.
Do ponto de vista mais abrangente, pode-se elencar como perspectivas do sagrado a religião, a espiritualidade, a ética e valores, a natureza, a arte e criatividade, as relações humanas, a busca pelo significado da vida e os rituais.
É importante notar que a compreensão do sagrado varia muito de pessoa para pessoa. Muitas vezes está associado ao transcendente, a algo que está além do reino do comum, do mundano e do material. Além disso, seu conceito pode evoluir ao longo da vida de um individuo à medida que suas crenças e experiências mudam. Em última análise, o sagrado na vida humana é uma questão profundamente pessoal e subjetiva, influenciada por uma variedade de fatores culturais, espirituais e individuais.
Ao entender que no campo das artes o ato de criar também é considerado sagrado, Azol aposta na expressão artística como um método de dar vida a ideias e emoções profundas, transformando algo interior em algo tangível. A arte e a criatividade são meios de conexão espiritual profunda, como também uma forma de explorar o desconhecido e desafiar as fronteiras do pensamento convencional. Nesse sentido, a criatividade é vista como um processo de comunhão com algo maior do que o indivíduo.
Azol entende que a arte tem desempenhado um papel vital como artifício para aliviar a alma, especialmente em tempos sombrios, oferecendo mecanismos de expressão, reflexão, resistência, inspiração, beleza e conexão. A arte, como instrumento de expressão maior da alma humana, tem o poder de tocar as pessoas em um nível profundo e, muitas vezes, é vista como um instrumento do sagrado na busca pela compreensão e cura em momentos difíceis.
Ao utilizar imagens de representantes da religião Cristã/Católica (santos e santas), Azol buscou nessa serie potencializar a fé que existe dentro de cada um, e convocar o individuo a experimentar o seu sagrado interior de uma maneira mais ampla e genuína aspirando transcender as expectativas da alma.
POR AZOL










